Home Arquivo de Notícias do Portal

Escolas particulares suspendem aulas novamente

Notícias - Ultimas Notícias

Colégios se mobilizam para orientar os pais e buscam apoio das equipes médicas. Caraguá suspende trabalho de servidoras gestantes

Mais de 1.500 alunos do Ensino Fundamental estarão com as aulas suspensas na próxima semana por causa da gripe suína. Com vários casos suspeitos nas salas de aula, a direção das escolas suspendeu primeiro, já no início da semana, as aulas nas classes que tinham alunos doentes. A semana termina, no entanto, com três escolas particulares optando por suspender todos os alunos na próxima semana inteira.

Preocupada com a situação, a direção do Colégio Mestre, de São Sebastião, convocou os pais para uma reunião de orientação, realizada ontem à noite. Dois representantes do Colégio Objetivo, também da cidade, participaram desta reunião, na qual os esclarecimentos foram dadas pelo médico infectologista Carlos Mello de Capitani e por Márcia Saavedra, da equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A primeira suspensão de aulas aconteceu segunda-feira, no Colégio Objetivo, localizado no Centro de São Sebastião, por causa de dois casos suspeitos no 2º ano do Ensino Médio. “Na quinta à noite tivemos notícias de mais um caso suspeito em outra sala e buscamos orientação médica. Como prevenção optamos por fechar toda a escola, a princípio até o próximo dia 8”, diz Fábio Merlin, o mantenedor.

Na terça-feira, foi a vez do Colégio Anglo Módulo, em Caraguatatuba, que tinha três alunos já afastados, todos da mesma sala. Neste dia chegou a confirmação dos exames positivos para a gripe suína. “Eram adolescentes de 13 anos, foram medicados e todos já estão passando bem”, diz Sônia Maria Teixeira, secretária da escola. Assim, na quarta-feira, a direção achou por bem suspender as aulas para todos os 350 alunos do colégio, mas elas prosseguem normalmente para os 2.500 alunos dos 26 cursos universitários.

Periça Michelucci, mantenedora e diretora do Colégio Mestre, localizado no bairro São Francisco, em São Sebastião, conta que três casos surgiram em poucas horas na terça-feira. Todos adolescentes de 15 anos, pacientes que depois tiveram o diagnóstico de pneumonia.

Na quinta-feira, as aulas foram suspensas para todo o colégio. “Optamos por isto porque suspender apenas uma sala causa muita confusão entre os pais. Além disto, muitos já não estavam enviando os filhos para a escola. São 320 alunos que estarão recebendo atividades para serem realizadas em casa”, disse Periça.

No Objetivo, a suspensão atingirá somente os 900 alunos do colégio (Ensino Infantil, Fundamental e Médio). As aulas também continuarão normalmente para os 1.200 alunos dos oito cursos das Faculdades São Sebastião (FASS), e também nas demais unidades do colégio em Boiçucanga, Caraguatatuba e Ilhabela.

“Os casos suspeitos que tivemos e que provavelmente serão confirmados como gripe suína, atingiram adolescentes na faixa entre 13 e 15 anos. Mantivemos as aulas na faculdade porque são adultos. Supõe-se que mais responsáveis e cuidadosos”, disse Merlin. Segundo Periça, do Mestre, “a preocupação maior é com os adolescentes, que não limitam sua vida em função da pandemia. Parece que todas as festas de 15 anos estão acontecendo agora”, disse ela, garantindo que seguirá as orientações da Secretaria de Saúde para decidir sobre o retorno.

Apesar da assessoria de imprensa da prefeitura não confirmar a suspensão das aulas em algumas escolas, a reportagem constatou que a EMEI Chapeuzinho Vermelho, localizada no bairro São Francisco, colocou um cartaz, na porta da unidade, informando a paralização das aulas até o dia 31.

Em Ilhabela, a situação estava “sob controle” também no Colégio São João, onde a mantenedora, Thais Monteiro da Silva, informou que sete alunos, a maioria adolescentes, estiveram afastados das aulas esta semana com gripe forte, além de um professor.

“Não suspendemos as aulas ainda, mas vamos reavaliar a situação na segunda-feira”, disse Thais, que vem recebendo orientação não só das autoridades municipais, mas também de vários médicos do hospital local que são pais de alunos.

Infectologista diz que pandemia está no pico aqui na região  Carlos Mello de Capitani, médico infectologista, disse ontem que a pandemia de gripe suína está no pico neste momento aqui no Litoral Norte. Ele acredita, no entanto, que com as altas temperaturas dos últimos dias, a situação melhore. “Acredito que em mais duas semanas os números comecem a baixar”, disse.

Capitani alerta para que as pessoas não se deixem tomar pelo desespero. “Nossas equipes estão preparadas e estão dando conta da situação. Aqui em São Sebastião já tivemos desde o início 38 casos de pacientes que precisaram ser internados, entre eles dez gestantes, e não registramos nenhum óbito”, afirmou ele. Ontem o município tinha quatro pessoas internadas, entre elas duas crianças e um soropositivo (Aids).
Em Caraguatatuba, 17 casos suspeitos foram atendidos esta semana e todos tiveram material coletado para exames. O município tem seis casos positivos da doença – entre os quais cinco adolescentes e uma criança, mas todos passam bem. Outros sete casos receberam resultado negativo esta semana e quatro ainda aguardam a divulgação dos exames.

Gestantes

A prefeitura de Caraguatatuba divulgou comunicado interno ontem suspendendo o trabalho de todas as servidoras municipais gestantes por tempo indeterminado. A mesma medida já foi tomada em Ubatuba e em cidades como São José dos Campos e Belo Horizonte (MG). Já São Sebastião seguiu a orientação do Governo do Estado – as gestantes vem ser afastadas dos trabalhos que exigem contato com a população e colocadas em tarefas internas e administrativas.

Para Capitani, “as gestantes devem receber muita proteção neste momento, pois a taxa de letalidade entre jovens grávidas é de 10%, o que é muita coisa. Entre crianças e adolescentes, entretanto, a taxa é bem mais baixa, apesar dos casos de adolescentes contaminados estarem aparecendo em grande quantidade neste momento”.

Fonte: Imprensa Livre

Rádio São Sebá
Visite
Recomendamos
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Publicidade