Home Arquivo de Notícias do Portal

Fim do interurbano

Notícias - Ultimas Notícias

Por Carlinhos Almeida

Nesta semana tivemos mais uma vitória para acabar com o interurbano em nossa região. A Anatel aprovou o fim da cobrança entre 54 localidades do Vale e Litoral Norte. A cobrança de tarifas interurbanas na telefonia fixa é baseada no conceito de localidade, que não é equivalente à área territorial dos municípios. Isso significa que a região, mesmo possuindo apenas 39 municípios, tem hoje 233 localidades, com um total de 528.463 telefones individuais e 15.326 'orelhões'.

A área abrangida pelas mudanças no Vale possui mais de 290 mil terminais individuais e em torno de 7.500 telefones públicos. Famílias e empresas serão beneficiadas com a medida, que além de representar uma economia de pelo menos 50% nas ligações, também é fundamental para aprofundar a integração das nossas cidades, uma bandeira que defendemos desde a apresentação do projeto de criação da nossa região metropolitana.

Em 2007 já havíamos conseguido, num trabalho iniciado pela vereadora Rose Gaspar (PT-Jacareí), acabar com a cobrança de interurbano entre oito localidades dos municípios de São José e seis de Jacareí. Agora, com as novas mudanças, a totalidade das localidades desses dois municípios (25, de São José, e 11, de Jacareí) e os moradores da sede de Caçapava poderá telefonar entre si pagando tarifa local.

A medida também tem efeito nas cidades de Ilhabela, São Sebastião, Aparecida, Guaratinguetá, Potim, Cruzeiro, Lavrinhas e alguns bairros de Taubaté e Caçapava. Essas mudanças, que têm prazo de 60 dias para serem efetivadas, abrem caminho para na próxima revisão das áreas locais da Anatel, que pode acontecer a qualquer tempo.

Rádio São Sebá
Visite
Recomendamos
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Publicidade