Home

Batalha Naval de Riachuelo é comemorada pela Marinha com homenagens

Notícias - Ultimas Notícias

O aniversário da Batalha Naval de Riachuelo, considerado a Data Magna da Marinha do Brasil, foi comemorado no ultimo dia 11 com uma cerimônia que também homenageou os novos Amigos da Marinha.

O cerimonial contou com a leitura de uma mensagem enviada pela presidente da República, Dilma Rousseff, onde lembrou que há 149 anos os militares, sob o comando do Almirante Barroso, defenderam a nação.

O conflito naval acontecido no Rio Riachuelo foi considerado de suma importância para a vitória da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) frente às forças paraguaias. De acordo com o plano paraguaio, as forças navais deveriam fazer um ataque surpresa capaz de surpreender as embarcações brasileiras próximas a Corrientes, que seriam posteriormente rebocadas para Humaitá. Os conflitos começaram na manhã do dia 11 de junho de 1865, com ligeira vantagem das forças paraguaias. As forças brasileiras perseguiram os paraguaios até a foz do Riachuelo, onde seriam realizados os confrontos. No fim do dia, as tropas paraguaias foram vencidas e o bloqueio naval dos aliados estava garantido.

Na sequência, também foi lida mensagem do almirante Júlio Soares Moura Neto, comandante da Marinha, e da diretora presidente do Grupo Escoteiros do Mar Maembipe, Farah Amorim Nunes.

A ocasião também serviu para o comandante da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão de Fragata Marcelo de Oliveira Sá, destacar a importância da data e a relevância dos serviços prestados e homenagear os militares que mais se destacaram no primeiro semestre. Foram eles, o 3º sargento armamentista Willians Alves Marin, o cabo faroleiro Diego Almeida da Silva e o marinheiro Jefferson Jilmar Silva.

Como destaque por bom comportamento nos últimos cinco anos a honraria foi para o cabo de especialidade de motores, Demetryus Gama Gomes. Já os terceiros sargentos Flávio Luiz de Souza, especialista de comunicações navais, e Draylon da Costa Tavares, especialista de direção de tiro, foram promovidos a segundo sargento.

Amigos da Marinha

A cerimônia também serviu para agraciar civis que, de alguma forma, colaboraram para os trabalhos e divulgação das ações da Marinha do Brasil. Após recebimento da Medalha Amigo da Marinha, passam a fazer parte da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Adelino Domingo dos Santos Júnior (Eco Marítima), Agnaldo Rodrigues da Silva (Cia Docas), Celso Magalhães de Almeida (Celmar Boats), Mara Cirino (Jornal Imprensa Livre), Fernando Antônio Braga de Siqueira (Jornal Canal Aberto), José Roberto de Jesus dos Reis (ICMBio), Luiz Fernando Borges Mendes (Polícia Federal), Marco Aurélio Lima (servidor público), Moisés Figueiredo da Silva (Presidente da AJESP) e Paulo Mangabeira Albernaz Neto (Comodoro do Iate Clube de barra do Una).

O evento contou com o patrocício da TRANSPETRO, Governo Federal, Praticagem, SOAMAR Litoral Norte e SOAMAR São Paulo e Tico Festa.

Fonte: Jornal Imprensa Livre

Rádio São Sebá
Visite
Recomendamos
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Publicidade