Home

Sistema de emissão de passaportes inclui acesso às pessoas com deficiência

Brasília/DF - A Polícia Federal, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, disponibilizará a nova versão do Sistema Nacional de Passaportes (Sinpa) para pessoas com necessidades especiais. Os requerentes encontrarão uma série de facilidades, como formulários de requerimento, agendamento, reagendamento e consulta de solicitação de passaportes adaptados, com ferramentas que possibilitam a inclusão social das pessoas com deficiência.

O Sinpa passou por uma série de alterações para tornar mais acessível o serviço de emissão de passaportes para todos os cidadãos, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Entre elas, destacam-se a reconstrução completa do site, de forma a tornar mais acessível para navegação; links e teclas de atalho para acesso ao conteúdo, topo e fim de página; compatibilidade com leitores de tela; adaptação para navegação via teclado; uso de cores com contraste entre cor da fonte e cor do fundo; e possibilidade de uso de alto contraste.


Durante o desenvolvimento do novo sistema, o Serpro e o Projeto de Acessibilidade Virtual do Instituto Federal do Rio Grande do Sul disponibilizaram voluntários com deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão) para ajudarem na avaliação e testes da plataforma. De acordo com o delegado de Polícia Federal Alexandre Rabelo Patury, Coordenador-Geral de Polícia de Imigração em exercício, “a interação entre os órgãos federais foi fundamental para possibilitar a criação de ferramentas voltadas à inclusão social e a melhoria do atendimento à população”.

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal em Brasília

Rádio São Sebá
Visite
Recomendamos
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Publicidade